Redes Sociais e Sua Saúde Mental: Tem relação?
Sono desregulado, problema com alimentação, crise de ansiedade, crise de ansiedade, nervosismo, mudança de humor frequente, dor de cabeça e dificuldade de concentração em atividades do dia a dia, trabalho e estudo são só alguns dos sinais de que você está viciado em redes sociais.
A tecnologia transformou nossas vidas em um geral para melhor, contudo trouxeram também alguns problemas e o maior deles com certeza é o vício.
Um estudo realizado pela Chicago Booth School of Business indicava, há mais de 10 anos atrás, que o Facebook, Twitter e outras redes sociais têm uma capacidade de viciar superior à do tabaco ou do álcool porque, entre outras coisas, acessá-las é simples e gratuito.
Esse vício se deve pois a rede social libera um hormônio muito importante chamado DOPAMINA.
A dopamina é um neurotransmissor responsável por levar informações do cérebro para as várias partes do corpo. A substância é conhecida como um dos hormônios da felicidade e quando liberada provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação.
Com isso seu cérebro quer mais e mais desse hormônio e com isso você fica viciado. Os aplicativos sociais foram desenvolvidos para trazer prazer ao usuário e fazer ele ficar “preso” nessa “realidade”.
O documentário O dilema das redes sociasi da Netflix mostra como é o desenvolvimento que nada mais é do que psicologia comportamental.
O tipo de dano que as redes sociais podem causar é tão grave, que no documentário os desenvolvedores falam que não usam e que não permitem seus filhos usarem.
A Mentira
As redes sociais têm causado grandes distúrbios mentais devido a uma grande ilusão. Os usuários têm sido bombardeados com conteúdo de luxos (restaurantes incríveis, viagens deslumbrantes, carros de luxo, roupas de marcas).
Entretanto, menos de 10% da população dispõem desses tipos de itens.
Usuários começam a comparar suas vidas com a de pessoas famosas ou influencers e percebem que é uma realidade totalmente diferente e isso abre a porta para comparações, o que gera tristeza ( podendo virar depressão) e ansiedade.
Sendo assim é preciso muita atenção durante o uso das redes sociais, ela pode ser uma excelente fonte de ideias, inspirações e para empreendedores um mercado avassalador de vendas por outro lado podem ser um risco a sua saúde mental.
Como usar as redes sociais de forma positiva?
Hoje as redes sociais não são apenas socialização, mas também usadas como mecanismo de busca. Portanto, é um prato cheio para os empreendedores.
Você pode ver as tendências, pode ver o que tem viralizado, consegue alcançar um número enorme de pessoas mesmo de forma orgânica você pode escalar seu negócio de diversas formas.
Aliás, outra boa utilidade é para estudo.
Existem inúmeros perfis nichados, se você não tem grana para investir em cursos pode conseguir informações valiosas de forma gratuita, claro pesquise muito bem pois nem todo perfil é sério..
As redes sociais são incríveis, mas devem ser usadas com consciência.
Abaixo separamos uma lista de livros que podem te auxiliar:
- Indistraível
- Hooked
- Nação dopamina
- Dez Argumentos para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais
- Dopamina: A Molécula do Desejo
Futuro das redes sociais
Já sabemos como foi a ascensão das redes sociais até aqui, mais como será que ela vai se desenvolver nos próximos anos ?
Crescimento exponencial
A tendência dos próximos anos é que apareça muitas outras redes sociais, que iram competir de maneira agressiva para ter sua atenção
Mudança na forma de comprar
Realidade Virtual será um grande marco com o crescimento do metaverso. Muitas marcas estão investindo em compras através da realidade virtual.
Aumento do vício
Com o crescimento das redes sociais e a IA você vai receber mais conteúdos e feitos especificamente para você o que provavelmente vai fazer as pessoas se viciarem ainda mais.
Ou seja, teremos ainda mais pessoas viciadas e teremos ainda mais redes sociais. Por outro lado se você trabalha com isso você provavelmente vai faturar ainda mais é um mercado desconhecido e pode fazer sua vida mudar.
Usar ou não as redes sociais?
Acredito que o que podemos concluir é que as redes sociais podem fazer bem como mau.
O que vai diferenciar o destino disso é você. Para que não se torne um vício você precisa ter um olhar analítico e amplo do seu tempo. Aprender sobre gestão de tempo vai te ajudar.
As próprias redes sociais tem uma opção de pausar as notificações por um tempo para que você tenha uma vida fora das redes sociais, tente criar uma lista de tarefas diárias e separe por horários.
Comece o dia fazendo algo que libere dopamina, mas tente algo que não seja tecnológico, vá até um lugar bonito, escute uma boa música, leia um livro, faça uma reflexão algo que te traga prazer. Isso vai liberar dopamina que vai fazer exatamente o mesmo da rede social.
Durante o dia comece a se policiar e observe quanto tempo você passa descendo o feed, isso vai fazer você ter uma ideia de quão viciado você pode estar.
Tire um dia e analise as pessoas que você segue e se pergunte: O que eles te passam? Faz sentido para sua realidade? Isso está te fazendo bem?
Se reconecte com seus amigos, familiares e pessoas fora das telas.
Participe de rodas de conversa, marque um café e saia da “realidade virtual “.
Tente se reconectar com você mesmo, isso fará você ficar menos logado.
E se achar que precisa de ajuda procure profissionais que possam te auxiliar a passar por isso.